SINAPSA DE REGRESSO À CGTP-IN | Mensagem da Maria José Ribeiro
Setembro 29, 2026ALLIANZ PARTNERS NÃO RESPONDE AO AUMENTO DO CUSTO DE VIDA!
Setembro 29, 2026
Posição da URAP sobre o projeto do "Museu Salazar" / Centro Interpretativo do Estado Novo
A União de Resistentes Antifascistas Portugueses, vem reiterar a sua firme oposição aos sucessivos projetos que visam a criação de um museu, centro interpretativo ou estrutura semelhante dedicada a António de Oliveira Salazar ou ao Estado Novo em Santa Comba Dão. Esta posição tem sido coerentemente defendida pela nossa organização e expressa no comunicado que junto enviamos.
A URAP considera que iniciativas desta natureza correm o risco de contribuir para o branqueamento da ditadura fascista e para a reabilitação da figura de Salazar, responsável por um regime marcado pela repressão política, censura, perseguição, prisão e tortura de milhares de democratas e antifascistas.
Entendemos que a preservação da memória histórica é uma exigência democrática. Contudo, essa memória deve ser construída a partir da verdade histórica e da valorização da resistência ao fascismo, não através de projetos que possam transformar-se em locais de peregrinação de saudosistas da ditadura.
A URAP defende que o estudo e a divulgação do período do Estado Novo devem privilegiar espaços de memória que testemunhem a luta pela liberdade e os crimes da ditadura, como o Museu do Aljube, em Lisboa e o Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche.
Num momento em que assistimos ao crescimento de correntes de extrema-direita, torna-se ainda mais importante preservar a memória das conquistas de Abril e transmitir às novas gerações o valor da democracia, da liberdade e dos direitos humanos.
Apelamos, por isso, a todos para que acompanhem esta questão com atenção e continuem a defender os valores que inspiraram a resistência antifascista e a Revolução de Abril.
Lê mais abaixo o comunicado
25 de Abril, Sempre!
Fascismo, Nunca Mais!